Como e por que realizar uma campanha de incentivos

Autonomia, maestria e propósito. Esses são os três fatores chaves que toda empresa deve procurar desenvolver em suas equipes para que elas se mantenham sempre motivadas e produtivas. Infelizmente, no entanto, a famosa política da cenoura e chicote (baseada na recompensa e na punição) ainda prevalece em muitas organizações.
Se sua empresa ainda está presa a esse modelo arcaico, reinvente a maneira como ela lida com as pessoas que a fazem. Nesse âmbito, campanhas de incentivo são opções que merecem ser consideradas. E o que são elas? Ações baseadas no estabelecimento de objetivos claros, com prazos bem estabelecidos e premiação para quem atingir as metas.

A finalidade é motivar os vendedores e, como consequência, aumentar as vendas. Isso é feito através de alguma premiação para quem alcançar o melhor resultado dentre a equipe, daí o uso da palavra “incentivo”. A finalidade é usar um prêmio para justamente incentivar vendedores a competir saudavelmente entre si pela melhor performance.
O que é preciso, então, para conseguir o que se espera da campanha de incentivo? Não adianta, por exemplo, usar a tática e não buscar motivar todos os vendedores para correrem atrás do resultado. Não dê preferência a uns em detrimento de outros durante o processo. Outro ponto importante é traçar metas claras e mensuráveis. Conseguir novos clientes? Aumentar a revenda? Agilizar processos internos? Os vendedores precisam saber o que é esperado deles, da mesma forma que o gerente que está comandando a campanha precisa saber onde quer chegar com ela. Não esqueça também de divulgar a premiação previamente. A motivação será maior.

Defina um período de tempo de duração da campanha e feche esse período com chave de ouro. Prepare um momento especial, não só uma reunião genérica para anunciar o vencedor. Se você separar um tempo para avaliar as performances e proporcionar feedback, todos os vendedores sentirão que ganharam algo no processo, ainda que não tenham ganho o prêmio principal.

Se feitas da forma certa, as campanhas de incentivo sempre terão resultados positivos. Não as veja como gastos, mas como investimentos na motivação da equipe de vendas, o que resulta em retorno vantajoso. Para facilitar a vida do gestor na hora de criar uma campanha de incentivos, a Vale Presente criou um infográfico em que detalha o passo a passo sobre o assunto. Preencha o formulário abaixo para ter acesso ao material e receber também outras informações acerca do tema:

Fonte: administradores.com

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados