A franquia deve ser encarada pelo franqueador como uma estratégia de expansão de seus negócios. A operação de franchising deve estar bem estruturada, implantada e gerida de forma adequada. Assim, quem opta por uma franquia já inicia seu negócio com uma marca aprovada e conhecida no mercado. Veja a seguir algumas vantagens importantes de cada lado (franqueado e franqueador) no processo de uma franquia:
Franqueado
- Perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca prestigiada.
- Conhecimento do mercado, pontos fortes e fracos, com apoio de especialistas.
- Suporte na escolha do ponto comercial.
- Indicação de fornecedores e equipamentos.
- Redução do tempo de implantação, pois os padrões visuais e da operação do negócio já existem.
- Troca de experiência com parceiros franqueadores e franqueados.
- Economia de escala em compras de maiores volumes e custos de publicidade.
- Acesso a métodos profissionais de gestão, sistemas e operação.
- Desenvolvimento de novos produtos/serviços e parcerias.
- Supervisão de campo e orientação em ações de marketing local.
- Propaganda cooperada com a rede.
- Treinamentos e manuais formatados.
- Concentra-se mais na gestão do negócio.
Franqueador
- Rápida expansão com investimentos menores.
- Alia a marca e o know-how à força de trabalho e relacionamentos locais dos franqueados, fortalecendo cada vez mais a marca.
- Aumento da economia de escala/compras.
- Viabiliza mais ações de marketing, pois a verba de fundo de mídia é proporcional ao número de unidades.
- Descentraliza as gestões, não aumenta sua estrutura e potencializa a eficiência da operação, pois cada unidade possui seu gestor de equipe.
- Concentra-se na produção e no desenvolvimento de novos produtos/serviços.
- Franqueados motivados garantindo canais de distribuição leal.
- Com a ocupação de mercado mais rápida, o sistema permite abrir vária unidades simultaneamente em diferentes mercados.