Realizar a análise de franqueabilidade do seu negócio é imprescindível antes de inserir sua marca no ramo de franquias e, mesmo após essa etapa, muito ainda deve ser pensado e estudado antes de se optar por esse ramo de atuação. O franchising é uma das estratégias de crescimento que tem sido mais utilizada nos últimos anos por várias empresas, nos mais variados segmentos, interessadas em expandir seus conceitos e ocupar nichos de mercado no Brasil e no exterior. Mas, antes de decidir expandir sua empresa por meio de franquias é importante ter o entendimento de duas questões:
Por que transformar sua empresa em uma rede de franquias?
- Compra centralizada (maior poder de barganha, menor custo e maior prazo).
- Maior conhecimento, penetração e fortalecimento da marca.
- Rápida expansão do negócio com recursos de terceiros.
- Expansão sem vínculo empregatício.
- Marketing com economia de escala.
- Várias unidades com estrutura enxuta.
- Olho de dono à frente do negócio.
- Maior probabilidade de gerar inovação.
Vale a pena transformar sua empresa em uma rede de franquias?
- Tecnicamente qualquer negócio pode se tornar uma franquia.
- Franquia nem sempre é o modelo ideal de canal de distribuição.
- Existem franquias boas, médias e ruis – e perde-se dinheiro com isso.
- É preciso estar preparado para garantir gestão profissional.
- É preciso ser saudável para ser replicado.