Negócio próprio ou franquia? Depende de quem é o empreendedor

SÃO PAULO – Tanto o negócio próprio como a franquia têm vantagens e desvantagens. O que escolher depende de quem é o empreendedor. Em uma franquia bem estruturada, é preciso seguir cada detalhe definido pelo franqueador, sem margem para grandes inovações. Se o candidato tem um estilo mais personalista, talvez tenha de trilhar um caminho próprio.

Tadeu: muitos empreendedores nascem na crise (Foto: Divulgação)

Tadeu: muitos empreendedores nascem na crise (Foto: Divulgação)

Para o consultor Júlio Tadeu Alencar, do Sebrae-SP, quem está em busca de um negócio para chamar de seu tem que se conhecer bem e saber qual é o seu perfil. “Hoje as melhores marcas de franquia também avaliam o perfil dos interessados, porque já tiveram problemas”, diz.

Isso porque, do ponto de vista do franqueador a padronização de produtos e serviços é essencial para a consolidação da marca. Isso envolve toda a gestão do negócio, como os processos de controle, o relacionamento com os fornecedores e, claro, o atendimento ao cliente. Qualquer passo fora pode causar ruídos na identificação entre a unidade e a franqueadora.

Assim, pessoas que gostam de inventar e inovar tendem a se sentir engessadas pelo modelo de franquia. “Afinal, é a marca que decide as vitrines, fachadas, até qual é a publicidade que farão”, diz o consultor.

A franquia é mais fácil de tocar e tem riscos reduzidos? Em geral, sim. Mas não é para todos os perfis. Para não se frustrar com o engessamento a que são submetidas nesses modelos de negócio, pessoas inovadoras podem desenvolver melhor seu potencial ao optar por elaborar um plano de negócios próprio, ainda que com a ajuda de consultores.

“Nas crises sempre tem mais gente procurando oportunidades. Vemos muito microempreendedores nascendo”, diz Tadeu. Aquela moça que faz bolo muito bem, torna-se conhecida e, com muito trabalho e dedicação, começa a fazer festas em seu bairro, lembra. Ou o moço que lava carros e desenvolve um jeito genial de fazer isso sem (ou com pouca) água e vende de porta em porta nos bairros. Assim nascem os Micro Empreendedores Individuais (MEIs), que, bem administradas, tendem a evoluir para o formato de microempresas e assim em diante.

“Se você tem um produto ou serviço próprios, procure ajuda antes de começar”, sugere Tadeu. O público que mais aparece em seu posto de atendimento do Sebrae é de pessoas que já têm empresas, não conseguem crescer e não entendem o motivo. Um caso: um senhor tem uma mercearia, vendeu muito, comprou muito, mas está sem dinheiro em caixa e não entende a razão. O problema é evidente: falta um procedimento de controle de estoque. Uma vez identificado, a solução é simples. “Aí o senhor aprendeu a gerenciar estoque, comprar, estabelecer seus preços de forma mais objetiva”, conta.

O especialista lembra que as micro e pequenas são as empresas que mais empregam no País, e também as que apresentam mais flexibilidade para enfrentar e superar crises. “Os pequenos mudam muito rápido. A farmácia passa a vender skate, a pessoa que vende cupcake passa a fazer bolo”, diz.

Fontes:
Texto: www.dci.com.br
(Por Lucia Freitas) Matéria Original:
http://www.dci.com.br/especial/negocio-proprio-ou-franquia-depende-de-quem-e-o-empreendedor-id500306.html
Foto: Internet

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados