Como posicionar seu negócio no topo do Google

Acaba de abrir um pequeno negócio e precisa que as pessoas saibam que ele existe? Siga estas dicas.

Atualmente, uma das principais receitas de sucesso para um pequeno negócio é estar em uma boa posição nas ferramentas de pesquisa – principalmente o Google.

Pensando nisso, John Rampton, colunista do Entrepreneur,separou dicas que o ajudaram a conseguir milhões de visitantes únicos mensalmente em menos de um ano depois da criação de sua startup. Rampton também ajudou a criar a incubadora de startups Founder Space, no Vale do Silício.

1. Escreva conteúdos longos

Recentemente, uma pesquisa comprovou que existe uma relação direta entre conteúdos de mais de duas mil palavras e posições de destaque no Google. Você não precisa ser um profissional das comunicações para escrever um destes: pense em tópicos relevantes para o seu negócio, pesquise e escreva sobre eles. Estudos mostram que para estar entre os 10 melhores do Google, os textos devem ter pelo menos 1100 palavras.

2. Use um sitemap

Os sitemaps, de acordo com o Google, são arquivos nos quais é possível listar as páginas do seu site para informar o Google e os outros mecanismos de pesquisa sobre a organização do conteúdo do site. De acordo com o empreendedor, a ferramenta, além de mapear seu site, ajuda no posicionamento nas pesquisas.

3. Otimize o site para plataformas móveis

O próprio Google possui uma ferramenta para ajudar nesse sentido, que está neste link.

Se você tem um site que não é mobile-friendly, precisará mexer diretamente no design dele; mas se a plataforma for WordPress, é só usar o plugin WPTouch, que muda seu tema automaticamente quando o site estiver sendo visualizado através de um dispositivo móvel.

4. Seu site precisa ser rápido em todos os dispositivos

A plataforma PageSpeed Insights mostra a rapidez com que as páginas principais do seu site são carregadas. Monitore sempre essa velocidade.

5. Use URLs descritivas

Os endereços do seu site devem ser sempre estáticos e descritivos. Evite números e letras aleatórios de URLs dinâmicas.

6. Se possível, use um domínio .com

A Searchmetrics concluiu que 84% das páginas melhor ranqueadas no Google usam o .com, diz o empreendedor.

7. Abuse de links internos

Faça referência a usuários e para relacionar produtos e conteúdos. Nesse caso, é melhor usar textos ancorados naturais que façam sentido para os seus leitores.

8. Mantenha o conteúdo mais importante em seu domínio raiz, e não em subdomínios

9. Title tags são importantes

Garanta que todas as páginas do seu site usem title tags únicas e descritivas, diz o empreendedor. Para ajudar, consulte o relatório de melhorias de HTML do Google neste link.

10. Use o schema.org para mostrar bons snippets

Snippets são os resultados de uma página de busca formados por título, descrição e URL do site. Ao adicionar o Schema ao seu site, você garante que bons snippets sejam mostrados junto com o seu site nos resultados das pesquisas.

11. Escreva um blog

Conteúdos relevantes sempre adicionarão valor à sua marca e garantirão tráfego de pesquisa. Descubra os assuntos pelos quais seus clientes se interessam e divirta-se.

12. Encontre keywords relevantes

As palavras-chave não têm mais a mesma importância que tinham no passado, mas ainda são uma boa maneira de encontrar bons assuntos para incluir no seu site. Este guia de marketing de conteúdo pode ajudar.

13. Use redirecionamentos 301

Implemente no seu servidor um redirecionamento 301, e não 302. Este tipo de redirecionamento mostra que uma página foi permanentemente movida para um local; e permite que uma mesma página seja acessada por URLs diferentes. Isso mostra que rankings de SEO devem ser redistribuídos na página.

14. Desbloqueie o acesso do Google

As instruções do especialista são:

Se você percebeu que não está recebendo acesso algum através do Google, cheque a seção do seu site e procure por isso.

Também veja se no seu arquivo robots.txt existe algo assim:
User-agent: *
Disallow: /
Remova essas diretrizes: elas bloqueiam o acesso do Google por completo.

Fontes:
Texto: startse.infomoney.com.br
(Por Paula Zogbi)
Foto: Divulgação

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados