
Como transformar ideias em negócios lucrativos?
Desenvolva suas ideias e conquiste resultados positivos.
O dom de transformar uma habilidade em um negócio lucrativo não é de domínio de todo mundo, alguns têm facilidade em canalizar e levar adiante, enquanto outros não têm nem ideia de como começar. Mas deveriam ter, principalmente em tempos de crise econômica, pois uma ideia tirada do papel pode ser a ponte entre sofrer com a crise ou enfrentá-la e não sentir tanto os efeitos.
Quando alguém fica desempregado, quer aumentar o seu rendimento mensal ou mesmo se tornar um empreendedor, mil ideias surgem, mas como saber qual delas é a melhor? A resposta é “não há”, mas tem grandes chances de que se você englobar alguma habilidade a seu empreendimento, vai estar um passo à frente no caminho do sucesso.
1. Pesquisa de mercado ou validação da ideia
Pesquise com possíveis clientes sobre o interesse no produto que você vai ofertar. Tenha junto uma lista de opções e amostras, dependendo do que pretende comercializar, se isso for possível.
2. Coleta de informações: conheça o seu potencial cliente
Não hesite em perguntar:
• quanto estão dispostos a pagar?
• com que frequência costumam adquirir determinado item
• qual a quantidade aproximada do pedido que eles costumam comprar
Lembre-se: quanto mais dados colher, mais fácil se tornará montar e direcionar o seu negócio.
3. Estipule a meta de atendimento e valide as finanças
É preciso que saiba quantos locais poderá atender, para ir ao passo seguinte, que é o levantamento do que será necessário para a sua produção e o custo desses produtos. Esta é a fase em que entra em contato com possíveis fornecedores, faz pesquisas de preços, prazos para entregas etc.
4. Planejamento de tempo
Ter um planejamento de tempo é necessário. O tempo tem que contar a seu favor, pois além da qualidade dos seus produtos, você também deverá se preocupar com coisas como a apresentação dos mesmos (embalagem, por exemplo) e pontualidade nas entregas. Considere que há também os prazos de entrega dos fornecedores.
5. Logística
O planejamento de tempo também englobará a logística, principalmente se houver várias entregas em um mesmo dia em locais diferentes. Lembre-se de, ao fechar um negócio, programe a entrega com tempo suficiente entre a anterior e a atual. Considere o trânsito e eventuais paradas.
Grosso modo, esses são os passos iniciais, tudo que vem depois fará com que negócio seja levado ao próximo nível: aumentar os clientes e a produção, contratar um ajudante, investir na marca, investir mais em marketing e tudo mais que venha a somar à ideia que se transformou em um negócio lucrativo.
Não se esqueça, que para qualquer ideia se transformar em um negócio lucrativo é preciso capacitação, então, estude, informe-se e procure compreender todos os pontos do seu negócio e mercado de atuação.
Entretanto, para quem ainda vê dificuldades neste ponto, pode contar com uma consultoria especializada para ajudá-lo em todos os passos, isso pode ser mais profissional e evitar desperdício de tempo e dinheiro.
Fontes:
Texto: administradores.com
(Por Rui Mesquita)
Foto: Internet
Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.