Empreendedorismo: Seis dicas para abrir uma franquia de sucesso

Muitos brasileiros sonham em ter a sua própria empresa e enxergam nas franquias a chance de investir numa marca já consolidada no mercado. Em tempos de crise com inflação, taxas de juros e dólar altos, além da diminuição de crédito, empreender está cada dia mais difícil e o empresário precisa estar preparado para os possíveis desafios e obstáculos ao longo do caminho. Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, uma das maiores redes de franquias educacionais do país, dá algumas dicas para esse tipo de empreendimento ser rentável e de sucesso. Confira!

1)      INVISTA EM REDES CONSOLIDADAS: escolha marcas que são referencias no segmento desejado dão maiores garantias de retorno;

2)       PARTICIPE DOS TREINAMENTOS: Uma das grandes vantagens de se investir em franquias é contar com toda a infraestrutura oferecida, como os treinamentos que proporcionam noções administrativas eficientes orientam na diminuição de custos, a prospectar, etc.

3)      CONHEÇA O MERCADO: A chave para o sucesso pode estar em trabalhar em mercados conhecidos. Se você tem maior afinidade com algum setor, como educação, por exemplo, considere franquias da área. Mas lembre-se: o crescimento vem de muito suor, trabalho e resiliência.

4)      GENTE BOA É TUDO: A consolidação da empresa não depende apenas da marca ou do dono do estabelecimento, mas, também, da formação de uma boa equipe com profissionais qualificados para desempenhar a função. Por isso, escolha bons colaboradores e invista no desenvolvimento dos funcionários;

5)      VISITE OUTRAS UNIDADES: Conheça as instalações de outras lojas da rede.  Converse com o franqueado.  Além de voltar com novidades, você conseguirá enxergar as falhas e os acertos na administração;

6)     ESTEJA DISPOSTO A TRABALHAR MUITO: Para ter seu próprio negócio é preciso ter muita dedicação e disciplina. A vitória depende do seu esforço. Não é porque se tornou “patrão” que o trabalho será menor, ao contrário, pois até a sua loja se consolidar, o expediente é longo e intenso.

Rogério Gabriel é fundador e presidente do Grupo Prepara

Rogério Gabriel é fundador e presidente do Grupo Prepara, detentor das marcas Prepara Cursos, Ensina Mais e das recém-lançadas English Talk e Pingu’s English. Atualmente o Grupo possui mais de 800 franqueados, distribuídas por todo o Brasil.  Formado em Ciência da Matemática e Computação pela Unicamp, com MBA em Marketing pela FGV, Rogério há dez anos fundou o Grupo, que viria a construir a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, a Prepara Cursos. Empreendedor Endeavor desde 2012, ele teve a sua trajetória retratada no #VQD – VAI QUE DÁ, livro que traz dez histórias de empreendedores que criaram empresas de alto impacto.

dezoito

 

 

Fontes:
Texto: dezoito
(Por Ruhama Rocha)
Foto: Internet

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados