6 dicas para fazer sua parceria dar resultados de verdade

* Por Heloisa Motoki.

PARCERIA, pelo dicionário, é uma “reunião de pessoas por interesse comum; sociedade, companhia”. Em empreendedorismo, estabelecer uma parceria tem sido o sinônimo de buscar alguém ou empresa para juntos trabalharem em algum projeto, produtos e clientes comuns.

Para dar resultado em uma parceria, aqui vão algumas dicas:

1) Defina o propósito da parceria, estabeleça por quais motivos ela está sendo firmada, se vão atender um cliente comum, qual a responsabilidade de cada um no projeto, os prazos, o atendimento ao cliente e, o mais importante, como será atuação de cada um caso a parceria não dê certo. É comum contratos que estabelecem a não contratação ou captação do cliente no período de XXX anos. Lembre-se que acordos feitos verbalmente são facilmente esquecidos.

2) Definam sobre a atuação dos funcionários, estabeleça quem ficará responsável por eles, na definição dos trabalhos e na forma de delegar. Não há nada pior do que o funcionário ficar sem saber “quem manda”. Entre a parceria estabeleça também sob a não contratação em determinado período. Vejo muitas parcerias acabarem porque o parceiro achou mais barato contratar o funcionário do parceiro do que parceiro, ou o funcionário se oferecer a cortar o caminho e querer ganhar mais.

3) Conheça seu parceiro, veja como atende o cliente, se o propósito da empresa e dele é comum ao seu negócio. Hoje, com as redes sociais, vejo as pessoas formando parceiras sem de fato conhecer o parceiro. O fato da pessoa ser amigo do amigo ou participar de um grupo comum, não habilita em ser um bom parceiro. Lembre-se que a indicação de um parceiro ruim também pode refletir no se negócio. Para o cliente, se você está trabalhando com alguém ruim você também é ruim.

4) Prepare-se em delegar. Se você é muito centralizador, precisa estar preparado em delegar uma parte do projeto ou cliente. Essas definições precisam estar claras entre os parceiros, onde cada um deve chegar. Lembre-se que também nas parcerias, além das atividades desenvolvidas com o projeto, há outros projetos paralelos acontecendo ao mesmo tempo e que nem sempre você terá o controle sobre o que se parceiro está fazendo ou assumindo.

5) Cuidado com permutas (tipo de contrato no qual uma das partes é obrigada a dar algo em troca de alguma coisa, que não seja moeda financeira). Ela pode ser boa quando você está começando e não tem grana para investir, mas o grande problema é eu parceiro te colocar em último na fila por não ter o pagamento financeiro.

6) Relação com consumidor: estabelecer parceiras também requer definir com o seu cliente a relação com o consumidor, ele precisa saber quem está responsável pela entrega do produto e quem ficará responsável por garantias, trocas etc.

Fazer parceria não é ruim, ela é válida em qualquer estágio que seu negócio estiver. Juntar forças é sempre melhor que atuar sozinha, mas não é uma relação que precisa ser amadora. Por mais tentador que seja, pense antes de fechar qualquer acordo. Uma oportunidade pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

Heloisa Motoki é diretora administrativa e financeira da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e consultora especial do site Fórum Contábeis. Participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

 

 

Fontes:
Texto: startupi.com.br
(Por Heloisa Motoki)
Foto: Divulgação

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