
User experience: como o cliente pode transformar um problema em solução
Escutar as pessoas em busca de inovação é a chave para estar mais próximo dos clientes e gerar oportunidades de negócio.
Ouvir a voz da experiência pode ser um bom começo para encontrar uma nova rota para o sucesso. É nisto que o mercado está apostando como estratégia de fidelização de clientes em um cenário cada vez mais dinâmico, no qual ser inovador é tão importante quanto garantir um bom atendimento ou a eficácia em uma entrega.
Neste contexto, a adoção de técnicas participativas como o Design Sprint e Sessões de Cocriação, por exemplo, tem sido cada vez mais comum para conceber pesquisas focadas em usabilidade, reconhecer pontos de melhoria e ainda identificar as necessidades de quem utiliza um serviço/produto.
A ideia neste caso é promover uma verdadeira imersão na jornada do usuário para simplificar a sua vida, gerando também oportunidades de negócio. Em setores cujo perfil de clientes é mais diversificado e, portanto, requer um foco maior em inovação, o uso desta ferramenta se tornou um caminho irreversível para manter a competitividade.
Considerando as mudanças de mercado, uma empresa de ERP optou há um ano por colocar os usuários no centro de seus projetos de melhoria, estreitando ainda mais o relacionamento em busca de uma compreensão clara sobre o contexto em que estão inseridos e as possíveis formas de aumentar a sua satisfação no uso diário do produto.
Dessa forma, a Mega Sistemas Corporativos conseguiu otimizar o tempo dedicado ao desenvolvimento de protótipos e à execução de testes, reduzindo as etapas de discussões e as idas e vindas de um projeto.
De acordo com Adriane Quintas, coordenadora do departamento de User Experience (UX) da Mega Sistemas, a novidade também trouxe um novo olhar para o time de desenvolvedores, que passou a considerar com maior atenção aspectos que vão além da área técnica, como o método de trabalho do cliente, o segmento em que atua e, principalmente, a rotina e o ambiente de trabalho do usuário.
“O Design Sprint tem se revelado como um excelente método para elevar os níveis de satisfação, pois traz ganhos para todos os envolvidos. O usuário se sente bem por fazer parte da concepção de algo inovador e a equipe de desenvolvimento, por sua vez, torna-se mais efetiva em atender uma geração de profissionais que vê na tecnologia a principal forma para simplificar a sua rotina”, destaca Adriane.
Fontes:
Texto: administradores.com
(Da Redação)
Foto: iStock
Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.