Minha empresa é lucrativa?

fvbrasil

 

Apuração de resultado é essencial para avaliar os números do negócio.

Qual é a melhor forma de saber se o meu negócio dá lucro? Muitos empresários acreditam que é o fluxo de caixa. Mas, o que não sabem, é que esse recurso, que mede a situação financeira do empreendimento, mostrando que o empresário pagou todas as despesas do negócio, não esclarece se ele teve lucro ou não. Em outra situação, pode indicar problemas financeiros com o caixa apertado, mas não mostra, com exatidão, se o negócio está operando com prejuízo ou em ascensão.

Para avaliar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, é essencial apurar o resultado. Trata-se de uma forma de gestão econômica, fácil de ser adotada e que permite conhecer os números ao final de determinado período (mês, trimestre, semestre ou ano).

A apuração de resultado ajuda a identificar falhas na gestão financeira do negócio, que podem estar na precificação inadequada, nos custos e despesas variáveis ou nos custos e despesas fixas. Por meio dela, é possível determinar o ponto de equilíbrio para que o empreendimento seja economicamente sustentável e gere lucro. Mas, como apurar o resultado mensal?

O resultado mensal consiste na diferença entre tudo aquilo que foi vendido e usado durante determinado período. A avaliação pode ser aplicada tanto no encerramento do último mês, quanto no planejamento dos meses seguintes, em negócios de qualquer segmento.

Para obter uma informação confiável a partir da apuração de resultado, é fundamental que a empresa mantenha seus controles financeiros organizados e atualizados: controle de estoque e controle de despesas fixas, retiradas pró-labore e todas as vendas do mês, recebidas ou não.

Com a apuração de resultado é possível verificar como andam os esforços de melhoria da empresa e medir o seu desempenho, obtendo indicadores, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e lucratividade, que são importantes para avaliar ações práticas que podem ser adotadas em caso de prejuízo.

 

 

Fontes:
Texto: g1.globo.com
(Por Sebrae Minas)
Foto: Internet

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

programa sou franquia

Posts relacionados