5 passos práticos para fazer sua ideia virar um negócio em 2019

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As ideias não viram negócios sozinhas: veja como definir um plano de trabalho e começar a colocar a mão na massa.

Muita gente deve ter colocado “abrir um negócio” entre as resoluções para 2019. Você pode ter a ideia, o público que quer atingir e até alguns números na cabeça, mas o problema é que, entra mês e sai mês, esse plano ainda não começou a virar realidade.

Para você começar de vez a tomar as medidas para iniciar seu negócio, o consultor Martin Zwilling, fundador e CEO da Startup Professionals, que assessora pequenas empresas, escreveu um artigo na revista norte-americana “Inc.” com cinco passos práticos para o sucesso acontecer. Abaixo, resumimos alguns pontos do especialista.

1 – Não deixe a ideia só na sua cabeça: coloque-a no papel
Escrever sua ideia, mesmo que seja apenas alguns parágrafos, vai te ajudar a visualizar melhor o negócio que você quer criar.

Uma vez que você começa a colocar a ideia para fora, logo você passará a enxergar coisas que estão faltando, verificar as partes do negócio que você considera essenciais, e aprimorar a ideia. Em pouco tempo, o que eram só alguns parágrafos pode virar um plano de negócios de dezenas de páginas.

O material também vai ajudar a ter mais claro o que dizer para atrair investidores e colaboradores, ou mesmo para explicar a ideia a amigos e familiares.

2 – Crie um plano para conseguir uma rede de contatos
Se o seu negócio exige financiamento de terceiros, é preciso colocar a mão na massa para angariar investidores. Embora essa “rede de contatos” pareça difícil de conseguir para quem não é da área, é preciso começar de algum lugar, certo?

Faça uma lista de pessoas que você conhece que podem ajudar a construir o negócio. Tente se encontrar também com pessoas da mesma área ou com amigos que já tenham negócios, para aprender dicas essenciais.

Uma boa dica é se juntar a grupos de negócios (mesmo que apenas nas redes sociais) e se engajar em associações da indústria ou do comércio.

Além disso, planeje ir a eventos de negócios — muitos são abertos, e você não precisa ter contatos prévios para comparecer —, onde é possível conhecer pessoas e investidores e contar a elas sobre os pontos que você escreveu no item 1.

3 – Estabelece metas e datas — fica mais fácil de enxergar seu progresso!
Escolha algumas metas maiores e a data em que você gostaria de alcançá-las; depois, crie várias metas e tarefas intermediárias, isto é, os passos que você necessita antes de chegar na meta maior.

Não tente estabelecer metas muito grandes — elas são frequentemente quase inalcançáveis. Com metas menores, você consegue sentir que está progredindo e celebrar mais!

Por exemplo: toda empresa precisa de um nome, um logo, um website, perfil nas redes sociais, protótipo dos produtos, registrar propriedade intelectual desses produtos, e preencher as vagas das pessoas que vão trabalhar na equipe.

Por isso, defina metas para cada uma desses pequenos objetivos. Lembre-se também de quantificar os resultados esperados (dez mil seguidores nas redes sociais, por exemplo) e definir as métricas que você vai usar para medi-los.

4 – Coloque a mão na massa e termine algo todo dia
Você precisa de um impulso, uma motivação, e cada vez que você atinge um objetivo, essa motivação aumenta. Celebre cada passo, marque o que você já concluiu e mantenha a equipe motivada para seguir adiante.

Se algo não der certo, não se deixe levar pelas crises de um ou de outro dia. Tente ficar satisfeito apenas com o fato de que você está trabalhando duro e fazendo o seu melhor.

Além disso, uma vez que o negócio já está começando a andar, é hora de construir a cultura da empresa. Incentive na equipe uma atitude de que “é possível”, colaboração, empoderamento e constante foco no consumidor. Não tenha medo de se adaptar e mudar os planos à medida que as coisas mudam.

5 – Foque no que importa
Quando se tem poucos recursos (financeiros e de pessoal), é melhor fazer uma coisa bem, em vez de fazer muitas ao mesmo tempo.

Diluir o foco e tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode destruir pequenos negócios. Não é uma boa ideia tentar atrair mais consumidores e passar os competidores ao mesmo tempo, por exemplo.

O tempo também é essencial: tente criar algum impacto mais cedo. Zwilling recomenda a estratégia do Mínimo Produto Viável (MVP), isto é, um produto com as mínimas características necessárias para ele ser inserido no mercado.

As ideias não viram negócios sozinhas, não importa o quanto você espere ou o quanto você trabalhe duro. É preciso que se construa um plano executável, com passos específicos a se tomar e resultados a se atingir. É hora de tirar a ideia da cabeça e começar a trabalhar nela!

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Fontes:
Texto: revistapegn.globo.com
(Da Redação)
Foto: Divulgação

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