Quais as principais dificuldades que um franqueador encontra na hora de expandir sua marca?

 

Fonte: Leandro Rampazo– CEO da Godiva Propaganda, publicitário especialista em Marketing para franchising, varejo e saúde. Durante seus 15 de experiência, liderou o departamento de marketing de grandes empresas como Wizard, Yazigi, Microlins, Skill, SOS, entre outras, sempre gerando excelentes negócios por meio de estratégias vencedoras. Atualmente, pela Godiva Propaganda, atende importantes empresas de todo o país. Também ministra cursos e palestras sobre Marketing e Franchising.

Informações:

De forma objetiva, a primeira dificuldade é em gerar leads/pessoas interessadas na marca e após abertura de novas unidades, oferecer apoio satisfatório a esse franqueado.


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Para que uma marca tenha sucesso na expansão, o ponto principal e mais importante é definir a estratégia.

Conforme dito acima, são dois momentos distintos e em ambos é fundamental o franqueador olhar com atenção:

1.Captar interessados em se tornar franqueados

Para que o franqueador invista com mais exatidão na busca por interessados em sua franquia, é importante analisar quais praças/regiões o público final tem maior sinergia com seu produto.

Atualmente o marketing digital auxilia muito nessa captação, através das redes sociais, Google e portais do segmento é possível divulgar de maneira direcionada.

Uma landing page(página de captação de dados) tem um papel importante na estratégia.

Caso a franqueadora possua departamento de marketing interno, este pode ser o responsável por essas etapas. Outra opção é contratar uma agência de publicidade especializada na área para gerar os leads.

2.Estrutura de apoio ao novo franqueado

Com a primeira etapa sendo realizada com sucesso, logo as unidades serão inauguradas e precisarão de suporte.

É importante o franqueador se certificar se a consultoria de campo atual conseguirá absorver as novas unidades ou será necessário ampliar o departamento. Uma alternativa interessante é regionalizar a consultoria de campo.

A mesma atenção vale ao marketing, comercial e demais áreas.  

Sobre a Godiva Propaganda

É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, varejo e saúde. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, viroucomodite. A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Obcecados por performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior.

 

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Fontes:
Texto: Oficina da Comunicação Integrada
(Por Fran Oliveira)
Foto: Internet

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