Mercadão dos Óculos cresce 50% em 2019 e supera 350 lojas

 

curso de martelinho de ouro

Rede faturou R$ 180 milhões e inaugurou mais de 100 unidades.

São Paulo, janeiro de 2020 – O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, anuncia o faturamento de R$ 180 milhões em 2019, obtendo um crescimento de 50% em relação a 2018. Além disso, a franquia inaugurou mais de 100 unidades e comercializou outras 150 novas praças – já em fase de implantação. No total, o Mercadão dos Óculos ultrapassou o número de 350 lojas.

“Para promover o crescimento da rede como um todo, valorizando o franqueado e fortalecendo a marca, criamos cursos técnicos, desenvolvemos um novo modelo de negócio, renovamos o design das lojas, fizemos parcerias e entramos no e-commerce”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-diretor executivo do Mercadão dos Óculos. Neste ano, a expectativa é de inaugurar 150 franquias e faturar R$ 250 milhões.

Em janeiro, a rede lançou o curso Red Shark, uma intensificação do treinamento técnico que o franqueado recebe antes de abrir uma loja. Com duração de três dias, é voltado para atendentes e gerentes, ampliando a qualificação de toda equipe.

Outra novidade foi o programa Mentores Mercadão dos Óculos, em que franqueados de sucesso ensinam boas práticas para outros investidores. “Mais de 30 lojas se qualificaram na mentoria e tiveram uma média de 12% de crescimento no faturamento e 8% no ticket médio”, explica Fábio Nadruz, diretor de operações. Essa troca de experiências aumenta a rentabilidade do franqueado, que decide investir em uma nova unidade. “Mais de dez novas lojas foram abertas após a realização do programa”, complementa. Atualmente 65% das franquias pertencem a multifranqueados.

Prêmio e parcerias

No primeiro semestre de 2019, o Mercadão dos Óculos conquistou os dois principais prêmios de franquias do país: o Selo de Excelência em Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e o Selo 5 Estrelas – Melhores Franquias do Brasil 2019, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, em parceria com o Serasa Experian.

Os prêmios avaliam quesitos como o valor da marca; o investimento em marketing e inovação; a desempenho financeiro; a satisfação do franqueado, entre outros.

Com apenas seis anos de franchising, foi a terceira vez consecutiva (2017-2018-2019) que a marca recebeu os prêmios, entrando para um seleto grupo que, em pouco tempo de franchising, conquistou três vezes seguidas os dois principais prêmios do setor.

Além disso, em outubro o Mercadão dos Óculos lançou um novo modelo de negócio para municípios com até 30 mil habitantes. Por um investimento de R$ 100 mil, a novidade foca no investidor que, por uma questão financeira ou de logística, tem dificuldades para inaugurar uma franquia na cidade onde reside.

“Trata-se de uma opção rentável e flexível para o bolso desse investidor, sem que ele precise mudar de praça para abrir uma unidade. Com isso, promovemos mais qualidade, variedade e preço justo em óculos de sol e de grau nesses municípios”, acrescenta o diretor-executivo.

Em 2019, o Mercadão dos Óculos ainda anunciou sua maior parceria: o lançamento da coleção LS&YOU Eyewear, linha de óculos exclusiva do cantor e empresário Luan Santana, e a entrada no e-commerce (loja.mercadaodosoculos.com.br), que comissiona as franquias sobre os produtos vendidos e entregues dentro da área de atuação do CEP franqueado, livre de impostos. “A rede é uma das primeiras marcas do Brasil a dividir seu faturamento virtual”, analisa Freitas.

A novidade acompanhou mudanças no design, cor e estrutura das lojas. Para as próximas inaugurações, as óticas contarão com uma fachada mais moderna e clean.

A marca também ganhou novas cores, com destaque para o azul, que passa a ser mais presente no interior das franquias. Para maior conforto do cliente, as estações de atendimento são maiores e os expositores possuem um layout mais moderno.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.

 

Ficha Técnica (cidades com até 30 mil habitantes)

Investimento: a partir de R$ 100 mil

Taxa de franquia: de R$ 40 mil a R$ 60 mil

Capital de Giro: de R$ 25 mil a R$ 65 mil

Área média para Instalação: 25m² a 60m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012

Ano de fundação do franchising: 2013

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 3

Número de unidades franqueadas: mais de 350

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil

Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 15 meses a 20 meses

Ficha Técnica (cidades acima de R$ 30 mil habitantes)

Investimento: a partir de R$ 150 mil

Taxa de franquia: de R$ 40 mil a R$ 60 mil

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil

Área média para Instalação: 40m² a 70m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012

Ano de fundação do franchising: 2013

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 3

Número de unidades franqueadas: mais de 350

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil

Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 15 meses a 20 meses

 

Site: www.mercadaodosoculos.com.br

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 350 franquias, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. Formada por uma diretoria com mais de 40 anos de experiência no ramo óptico, inovou no segmento popularizando seus produtos para as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 299,90. Em 2017, 2018 e 2019, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 

 

Fontes:
Texto: GCOM
(Por Leonardo)
Foto: Divulgação

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados