
O que o empreendedor deve fazer antes de abrir uma empresa
O que você vai ler neste artigo:
Os brasileiros, além de criativos, são o que podemos chamar de: bom empreendedor. É o que confirmam muitas pesquisas, como o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o relatório da Endeavor/Ibope. Mas nem sempre o ímpeto de empreender é o suficiente para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. É necessário muito empenho e conhecimento sobre como fazer a boa gestão de uma empresa. Isso inclui a soma de planejamento com ideias e compreensão do mercado. Você está começando um negócio próprio ou pretende abrir um em breve? Então confira como acertar nos primeiros passos! 1. Anotar suas ideiasO empreendedor vive cheio de ideias na cabeça. São produtos e novidades que quer testar ou implementar no novo negócio ou mesmo outras ideias de empresas que pretende abrir um dia. Não deixe esses pensamentos se perderem: fazer anotações das ideias é primordial, já que é a partir delas podem surgir muitos negócios interessantes. Ao anotar, aproveite para refletir sobre elas, do ponto de vista do seu público-alvo. Afinal, o papel aceita tudo, mas os clientes são mais exigentes! É preciso ter foco na hora de escolher o que e para quem vender, para evitar surpresas com o incerto. 2. Pesquisar e estudar seu mercado, sempreNão há como entender sobre o mercado ou setor em que você atua sem fazer pesquisas e estudos. Matricular-se em um curso de empreendedorismo é uma boa oportunidade de capacitação, mas não pare por aí. Uma vez que já tenha escolhido o segmento de mercado em que vai atuar, busque contatos em outras empresas do setor, frequentando eventos da área e nutrindo sua rede profissional – o que pode inclusive ser feito online, com a ajuda das redes sociais. Leia jornais de economia, sites e revistas especializadas. Mas também busque leituras menos sóbrias, que tragam boas inspirações. Uma dica são as biografias de empresários bem sucedidos, como Steve Jobs, Silvio Santos e Abílio Diniz. 3. Escolher um bom local (ou um bom domínio)Depois de delimitar seu segmento de clientes e saber certinho a proposta de valor do seu produto ou serviço, pense sobre os canais de distribuição. Ou seja: “como vou chegar até meus clientes ou como eles chegarão até a empresa?” Nesse quesito, a escolha de um bom local para se estabelecer (em caso de um negócio off-line) ou de um bom domínio para registrar (no caso de negócios na internet), podem ser fator determinante. Ser encontrado facilmente com certeza facilita o crescimento rápido dos negócios. Recomendamos para você: Entenda como abrir um e-commerce e expandir seus negócios
4. Registrar a empresaSaindo do papel para a prática, é necessário atender algumas exigências para o empreendedor se formalizar no mercado. Essa parte burocrática, por mais complicada que seja, é importante. Hoje já existem alternativas mais simples para empreendedores que estão começando um negócio, como o registro de Microempreendedor Individual (MEI). Você também pode fazer uma simulação, por exemplo, para escolher o melhor regime de tributação para o seu negócio. Independente da decisão, há uma lista de tarefas a cumprir logo em seguida. • Registrar a empresa no Cartório de Registro da Pessoa Jurídica ou na Junta Comercial do estado, para que ela passe a existir juridicamente. Para fazer esse registro, serão requeridos documentos e informações, como contrato social, CPF, RG, comprovante de residência dos sócios, entre outros. • Após o registro da empresa, é hora de tirar o CNPJ. Esse cadastro é feito através do portal da Receita Federal, na internet. • Em seguida é preciso ter a licença para o funcionamento de fins comerciais. A Prefeitura Municipal é quem concede o alvará de funcionamento, que permitirá que sua empresa opere no estabelecimento escolhido. • Para a Inscrição Estadual, procure a Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado. Essa inscrição é obrigatória para todas as empresas e demanda apresentação de alguns documentos. • Feito isso, falta ainda o cadastro na Previdência Social. Por último, é importante ficar também por dentro do eSocial, um projeto que visa facilitar o processo de fiscalização da empresa. Um contador parceiro poderá orientá-lo sobre como dar os primeiros passos de gestão que farão a diferença no sucesso do novo negócio. |
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Fontes:
Texto: capitalsocial.cnt.br
(Por Leandro Oliveira)
Foto: Divulgação
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