Como manter sua equipe segura com o retorno ao escritório com a ajuda da tecnologia

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Gratuito para todas as organizações e aderindo a rígidos parâmetros de higiene e segurança, o Zoho BackToWork ajuda empresas globais que não podem operar totalmente remotas.

Muitos países já estão voltando às suas atividades normais e algumas regiões brasileiras também estão adotando esse ritmo com a abertura de escritórios e estabelecimentos comerciais, embora as taxas de contágio da COVID-19 continuam altas. Os gestores estão em uma posição difícil, tendo que ponderar os prós e contras de retornar ao escritório, enquanto se adaptam às políticas governamentais em constante mudança em torno da crise. O que está na balança é o futuro do trabalho e, para os brasileiros, se esse futuro envolve ou não o trabalho remoto (home-office), ainda é incerto. Segundo Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), 77% dos empregos na região não podem ser realizados remotamente, devido ao limitado acesso à infraestrutura tecnológica e às poucas habilidades digitais dos trabalhadores.

Pensando nisso, a Zoho Corporation, empresa global de tecnologia que oferece um completo conjunto de softwares de negócios, anuncia o lançamento do BackToWork, uma solução totalmente integrada e abrangente que permite que empresas e organizações façam uma transição segura do trabalho remoto para os escritórios. Disponível gratuitamente até o final de 2020, o BackToWork é o mais recente programa a ser introduzido como parte dos esforços de ajuda contínua da Zoho aos negócios afetados pela crise da COVID-19.

“Agora que as organizações planejam reabrir seus escritórios em várias partes do mundo, queremos ajudá-los a ressurgir, desta vez através BackToWork, uma aplicação que permite às empresas manter a segurança de ponta a ponta no local de trabalho. O aplicativo de gerenciamento de segurança no local de trabalho reforçará efetivamente a higiene do local, minimizando os riscos e cumprindo as regulamentações governamentais”, disse Raju Vegesna, evangelista-chefe da Zoho.

Em uma pesquisa recente da Zoho, encomendada à Toluna, com 850 brasileiros sobre continuidade de negócios, trabalho remoto e o futuro do home-office, 49% dos entrevistados disseram que as empresas ainda não decidiram se seus funcionários poderão trabalhar remotamente após período de isolamento social acabar e 17% revelaram que retomarão a rotina de escritório quando possível.

BackToWork apoia os diretores de operações, diretores de recursos humanos, gerentes de instalações e suas respectivas equipes na tomada de decisões críticas de retorno ao escritório sem comprometer as questões de segurança e conformidade. Ele controla todo o acesso das pessoas às instalações de acordo com o histórico de cada trabalhador, além de acompanhar sua temperatura, realizando monitoramento permanente através de autoavaliações, onde o foco é garantir o bem-estar de cada um dos colaboradores, e monitorar o fluxo de pessoas em cada parte das instalações. Também gera notificações automáticas para a organização desinfetar locais com mais pessoas.

Além disso, como outra preocupação dos trabalhadores é ter as ferramentas certas para se protegerem, o conjunto de aplicativos BackToWork mantém o controle de tarefas administrativas críticas, como limpeza profunda, recarga de desinfetantes e garantia de que máscaras faciais e lenços de papel estejam disponíveis. Além disso, é possível monitorar o progresso de cada tarefa usando o painel codificado por cores e realizar verificações de auditoria após a conclusão.

Os recursos do aplicativo estão organizados em seis módulos que abordam todo o processo de reentrada no local de trabalho, em uma solução segura e fácil de navegar, sendo eles:

  • Entrada segura: controla o acesso às instalações com base na saúde dos funcionários e seu histórico de viagens, por meio de um sistema de cadastro ponta a ponta e sem contato (por meio de códigos QR), para definição de múltiplos edifícios e localizações.
  • Avaliação de bem-estar do funcionário: monitora asaúde no local de trabalho definindo políticas de autoavaliação, entrada segura e viagens. Os funcionários podem enviar com segurança e privacidade um formulário relatando seu histórico de viagens, histórico médico e histórico de exposições potenciais.
  • Manutenção e ativos: gerencie ativos e crie solicitações de manutenção para funcionários. Os pedidos de reparo ou substituição podem ser tratados no aplicativo.
  • Painel de administração: exibe uma visão de 360 graus das condições do local de trabalho, usando painéis pré-configurados. Permite gerenciar funcionários e definir diferentes funções, tarefas como aprovações ou contatos de emergência, entre outras.
  • Voluntário: agrega e gerencia os programas de voluntariado e responsabilidade social da empresa.
  • Comunicação: gerencie anúncios, perguntas frequentes e melhores práticas, políticas e documentos de segurança e compartilhe esses materiais com os funcionários facilmente.

Zoho BackToWork atende às principais preocupações dos colaboradores no local de trabalho, ao mesmo tempo que oferece alto nível de confidencialidade nos dados da organização e dos seus colaboradores, para se manter em conformidade com legislações. Com versões para navegador da web, iOS e Android, o Back to Work atualmente está disponível em inglês, português, francês, japonês, chinês, árabe, espanhol e alemão e será gratuito ao longo de 2020 e após esse período terá o valor de US$ 2 por usuário.

Para mais informações, acesse www.zoho.com ou as redes sociais @zoho no Facebook, Twitter e Instagram.

Sobre a Zoho

Em março, em meio a paralisações globais de escritórios, a Zoho apresentou o Remotely, um conjunto gratuito de 11 aplicativos de negócios projetados para ajudar empresas de todos os tamanhos a fazerem a transição para o trabalho remoto. Desde o seu lançamento, mais de 25.000 organizações estão usando Remotely, que permanecerá gratuito para as empresas até 1º de setembro. Na segunda fase dos esforços de assistência, a Zoho lançou seu Programa de Assistência Emergencial para Pequenas Empresas (ESAP na sigla em inglês), que continua a fornecer às pequenas empresas, cliente da Zoho, acesso livre aos aplicativos da marca. Quase 20.000 organizações aproveitaram o ESAP, fornecendo alívio financeiro durante esta crise. Em abril, o Plano de Ajuda Vertical (Vertical Relief Plan, em inglês) foi lançado, oferecendo aos negócios ferramentas personalizadas e programas de assistência para lidar com problemas relacionados a pandemia. A Zoho está entrando em uma nova fase com o BackToWork, oferecendo às empresas de todo o mundo uma maneira segura de retornar ao escritório.

PRIVACIDADE

Os dados dos usuários dos produtos Zoho são armazenados em total privacidade nos data centers da organização em várias partes do mundo, para garantir sua disponibilidade e segurança. O Zoho não vende publicidade ou dados pertencentes a seus usuários, mesmo em suas versões gratuitas.

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Fontes:
Texto: sherlockcomms.com
(Por Marcos Paulo Neiva)
Foto: Divulgação

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