Você sabe o que é um máster franqueado?

Turbo Binary

O franchising é um setor peculiar e cheio de termos técnicos importantes que você deve conhecer. Um deles é o máster franqueado.

Se você está pesquisando sobre franquias, provavelmente vai se deparar com o termo máster franqueado ou máster franquia em algum momento.

Mas o que significa isso?

Para explicar melhor o que é um máster franqueado, pedimos a ajuda da Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT.

“O máster franqueado é um franqueado com direitos de explorar a marca que lhe foi concedida e subfranquear essa marca para outros empreendedores, e com estes assina um contrato de franquia”, destaca a especialista.

Lyana também explica que as marcas de franquias organizam um plano de expansão pré-definido e oferecem esse direito de “subfranquear” em uma determinada área, como um estado ou um país.

“Cabe a esse máster franqueado prestar assistência aos sub franqueados de sua rede, durante todo o período da relação contratual com esse empreendedor que investiu na marca. Ele retém a maior parte da taxa de franquia das unidades vendidas por ele, além dos royalties”, completa Lyana.

Algumas franquias famosas atuam no Brasil com máster franquias.

Um exemplo é a Burger King Corporation, marca americana que atua aqui no Paós por meio da máster franqueada BK Brasil Operação e Assessoria a Restaurantes S.A..

Outro exemplo é a escola canadense Maple Bear, que tem como máster franqueado o Grupo SEB.

A franquia brasileira CleanNew, especializada em blindagem de estofados, está fazendo o caminho contrário e crescendo no mercado internacional por meio de máster franquias.

Mas além dos mercados internacionais, há redes que usam a estratégia das máster franquias para expandir no território nacional.

A Via Certa Educação Profissional, rede de franquias de cursos profissionalizantes, está em expansão e utiliza os máster franqueados como parte da estratégia de negócios.

Um dos locais onde a marca quer crescer é no Maranhão.

“É um estado promissor no setor de educação e acreditamos que as unidades Via Certa em breve estarão em todo o Estado. A unidade de São Luiz deve inaugurar nos próximos meses e já estamos em negociação para ter um FDA (máster franquia) na região para cuidar da Expansão do Estado”, explica Jilo Shimada, diretor de expansão da rede.

 

Estratégia da franquia

 Como vimos, ter uma máster franquia é parte da estratégia de uma franqueadora.

Ao optar pela expansão com uma máster franquia, Lyana Bittencourt explica que há dois caminhos possíveis.

“A franqueadora pode escolher ela mesma ser responsável pela venda e suporte às franquias de forma direta, ou máster franquear e terceirizar toda essa operação a um máster franqueado que vai fazer seu papel no mercado contratado”, detalha.

Dessa forma, caso a rede opte pela segunda opção, a relação entre novo franqueado e máster franqueado é a mesma que entre franqueado e franqueadora.

Traduzindo: não há qualquer diferença, o franqueado terá todos os direitos e deveres que fazem parte do contrato de franquia.

Quem pode ser máster franqueado

 Qualquer um pode ser máster franqueado, desde que tenha o valor necessário para o investimento e o perfil indicado pela marca.

É preciso saber, no entanto, que ser máster franqueado exige muito mais trabalho, pois há o trabalho de colaborar com a expansão e de garantir que as redes da região tenham bons resultados.

Além disso, por ser um investimento mais alto, é sempre importante contar com o apoio de consultores e advogados para identificar se aquele negócio pode, de fato, ter um bom retorno.

Conheça algumas marcas máster franqueadas:

 

Maple Bear

 

Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o  objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

 

Franquia Via Certa

A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. o investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 134.944,60 na modalidade Física, e R$ 15 mil na modalidade exclusivamente on-line.

QUERO SABER MAIS SOBRE A FRANQUIA VIA CERTA

 

Escola Flamengo

A Escola Flamengo é a maior rede de escolas de futebol do Brasil, um projeto oficial do Clube de Regatas do Flamengo para meninos e meninas. Com uma metodologia exclusiva, e unidades pelo Brasil todo, a Escola Flamengo é administrada pela Time Forte Marketing Esportivo e foi criada para difundir a marca Flamengo.

QUERO SABER MAIS SOBRE A FRANQUIA ESCOLA FLAMENGO

 

Franquia Burger King

O Burger King® é uma rede de restaurantes fast food, com mais de 13.000 locais em 97 países. Uma empresa inovadora, conduzida por pessoas experientes que têm na qualidade dos produtos, na excelência do atendimento e na busca incessante por vantagens competitivas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BURGER KING

 

Franquias de escola de música — School of Rock

Somos a maior franquia de educação musical dos EUA e, nas nossas duas décadas de operação, expandimos para onze países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde temos 18 unidades. Empreendedores com paixão pela música, sejam eles músicos ou pessoas apenas fortemente conectadas à música, são atraídos por nosso modelo de negócio.

 

Franquia Taco Bell

A Taco Bell é uma rede californiana de restaurantes inspirada em comida mexicana, como tacos, burritos, nachos e quesadillas. É uma referência de sucesso no segmento de alimentação com mais de 7.000 lojas em 27 países.

QUERO MAIS INFORMAÇOES DA FRANQUIA TACO BELL

 

Franquia Havanna

A Chegada da Havanna no Brasil foi em 2006. O sucesso foi instantâneo e não demorou muito para que outras lojas e quiosques fossem inaugurados pelo país. A marca trabalha com três modelos de negócio: quiosque, café quiosque e cafeteria. Hoje são 53 pontos de venda espalhados por aproximadamente 20 cidades. No exterior 92 pontos de venda, além dos pontos de distribuição em todo o mundo..

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HAVANNA

 

Franquia Não+Pelo

Somos especializados em proporcionar conforto, bem-estar, economia de tempo e dinheiro para quem faz o nosso tratamento. Temos como objetivo resgatar a autoestima e a confiança que a depilação convencional tirou de você. Somos os idealizadores do conceito de tarifa única por área e sessão de depilação e em poucos anos nos tornamos líderes mundiais do setor.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NÃO+PELO

 

Franquias de limpeza e conservação — CleanNew

A franquia CleanNew surgiu para ser um novo conceito em impermeabilização e higienização de estofados. Estamos presentes em vários estados do território nacional e em países como Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Ótimo valor para investimento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLEANNEW

 

Fontes:
Texto: www.portaldofranchising.com.br
(Por Portal do Franchising)
Foto: Divulgação

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados