O que significa ser um franqueado?

cursos-online

Você já deve ter ouvido falar muito em franquias, elas são a modalidade de negócio mais procurada hoje em dia no Brasil e no mundo. Mas você sabe o que significa ser um franqueado? Neste artigo vamos lhe explicar tudo sobre o tema, confira e fique por dentro.

O que é Franchising?

Primeiramente é importante conhecermos o termo Franchising, ou Franquia, que é uma modalidade de negócio onde o proprietário de uma determinada marca, oferece licença de utilização da mesma, seus produtos e serviços, além de todo know-how no setor para que terceiros.

Nesta modalidade de negócio, existem duas personas importantes, uma a franqueadora, que é quem detém a propriedade da marca. E outra que é o franqueado, ou seja, quem adquire o direito de utilização da marca. Vamos entender melhor a seguir.

As franquias são regulamentadas no Brasil pela Lei nº 8.955/94, que surgiu na década de 1990 quando o Sistema de Franchising no Brasil vinha em um movimento crescente e ficou conhecida com a Lei das Franquias. Em linhas gerais, essa lei define franqueador e franqueado da seguinte maneira:

  • Franqueador – Pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema.
  • Franqueado – Pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador, mediante o pagamento de um determinado valor pela cessão do direito de uso da marca ou patente e transferência de know-how, comprometendo-se a seguir o modelo por ele definido.

A diferença entre franqueador e franqueado

A diferença entre franqueador e franqueado é que um é responsável geral da rede ou sistema de franquias de uma determinada marca, sendo o franqueador. E o outro denominado franqueado é quem adquire a licença para utilizar essa mesma marca.

Ambos precisam trabalhar com grande sinergia para que o sistema de franquias seja efetivo e tenha bons resultados. É possível a uma franqueador ter diversas unidades franqueadas em sua rede. De acordo com especialistas uma franqueadora de sucesso conta com mais ou menos 100 unidades franqueadas.

A franqueado por sua vez, também pode adquirir mais de uma unidade da franquia, dependendo do tipo de franquia adquirido e dos resultados apresentados, já que para conseguir ampliar a sua rede de unidades, a produtividade precisa ser comprovada.

O que significa ter uma franquia?

Ter uma franquia significa que você optou em comprar uma licença de uma empresa já reconhecida no mercado para iniciar o seu negócio. Também significa que você terá acesso a todo o know-How da empresa através de instruções, manuais e diretrizes de utilização e padronização da marca, e capacitações e treinamentos.

Em contrapartida, você como franqueado passa a pagar uma taxa de franquia para o franqueador, que pode ser um valor fixo acordado em contrato, ou um percentual no valor do faturamento da sua franquia.

Existem três modelos de franquias hoje que são mais comuns no mercado:

1 – Franquia unitária:

Onde você adquire uma unidade apenas da franqueadora, e pode abrir outras unidades mediante comprovação de produtividade, demanda e necessidade comprovada. Você paga royalties mensais para utilizar a licença da marca.

2 – Franquia Master:

Quando você adquire uma unidade ou mais da franqueadora, e também obtém o direito de revender a franquias para terceiros em uma determinada região ou praça de distribuição. Neste caso você paga os royalties para a franqueadora, mas recebe parte dos royalties das franquias que fazem parte da sua rede;

3 – Franquia de Desenvolvimento de área:

É quando você como franqueado ao adquirir a licença para abrir a franquia, adquire também um planejamento realizado em conjunto com a franqueadora para expansão da sua praça de atendimento, conforme definido. Pode incluir novas unidades e também novos franqueados.

A escolha da modalidade de franquia que você vai adquirir, passa necessariamente por duas questões essenciais: o valor que você tem e está disposto a investir e a disponibilidade da modalidade junto a marca desejada.

Por que ser um franqueado?

O que uma franquia tem a oferecer? São inúmeras vantagens comparadas a outra modalidades de negócio. Para aproveitar ao máximo essas oportunidades a primeira coisa a fazer é escolher uma franquia que seja adequada ao seu perfil, assim você como franqueado pode aproveitar inúmeras vantagens como por exemplo:

  1. Abrir um negócio com uma marca já consolidada no mercado, testada e reconhecida pelo público alvo;
  2. Maior segurança na abertura do seu negócio, uma vez que a franquia já vem com as experiências do franqueador, que promove ajustes constantes e melhorias nos processos de gestão da marca;
  3. Barganha junto aos rede de fornecedores, já que você fará parte de uma rede; Além do ganho financeiro de compras em escala, tanto de produtos, como em propaganda, marketing e outros;
  4. Utilização do know-How da franqueadora, minimizando os impactos de implantação, além de otimizar recursos;
  5. Suporte e orientação da franqueadora, com treinamentos e capacitações frequentes e manuais prontos para utilização;
  6. Menos preocupação com a gestão e mais esforços nas vendas, o que pode gerar mais produtividade e melhores resultados financeiros;

É claro que como todo negócio se tornar um franqueado tem suas desvantagens. Por exemplo, você terá menos controle sobre os processos de gestão do negócio, já que a deverá seguir as diretrizes da marca;

Além disso, deverá pagar ao franqueador o valor dos royalties estipulados em contrato. Por isso, nem sempre a Franquia é a melhor opção, por exemplo, se você já tem um negócio abrir uma filial talvez seja uma boa opção. Então antes de assinar qualquer coisa veja se realmente vale a pena e se é um bom negócio para você.

Se ainda está com dúvida é só verificar os casos de sucesso de franquias que temos no Brasil, são inúmeras. De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising em estudo realizado, segue algumas das melhores opções de franquias para o ano de 2019:

  • Alimentação: Mundo Verde, Billy The Grill, Fast Açaí;
  • Educacional: Supera, CNA
  • Moda: Hering Store, Bibi
  • Cosméticos e beleza: A fórmula; O Boticário
  • Acessórios: Chilli Beans, Jorge Bischoff

Agora é só escolher aquela que se adapta melhor ao seu perfil, verificar se a sua área de distribuição e se tornar um franqueado!

 

Fontes:
Texto: www.inovafranquias.com.br
(Da Redação)
Foto: Divulgação

Quer publicar um release em nosso portal? Entre em CONTATO.

Posts relacionados