7 dicas para ter seu negócio eficiente

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*Por Luzia Costa

Temos uma ideia, o desejo de empreender, colocamos o negócio em prática, abrimos nosso empreendimento e aí vem o dilema: como manter esse negócio eficiente e ter sucesso?

Fique tranquilo (a), você não é o único empreendedor que tem essa ansiedade.

Para te ajudar, separei sete dicas que irão te auxiliar a ter sua empresa ativa. Confira:

1. Defina o seu diferencial

Criar um negócio não é difícil. Difícil é entendermos o nosso diferencial. Tem muita gente querendo inventar coisas, preocupado o tempo todo em ser o inventor. E o segredo dos negócios não está em inventar, e sim fazer de uma forma diferente o que já existe!

É preciso apresentar para o mercado algo de uma forma diferente, a sua visão, diferente do que os outros estão apresentando.

Um exemplo, quando eu criei o meu modelo de negócio de franquias da Sóbrancelhas, eu não inventei sobrancelhas, mas qual foi o sucesso? Eu trouxe para o mercado de uma forma diferente o que os salões já faziam.

Então isso é diferencial que você precisa definir. Apresente sua ideia para o mercado de uma forma diferente.

Não fique quebrando a cabeça para inventar, mas quebre a sua cabeça para tornar isso diferente, porque assim vai despertar o interesse das pessoas em consumir o seu produto.

2. Defina o seu público-alvo

Todo negócio tem um público. Por isso é preciso ser assertivo.

É muito comum no início, querer “atirar para todos os lados”, querer falar com todo mundo, mas não é todo mundo que vai gostar do seu produto.

Não é todo mundo que terá interesse naquilo que você está vendendo. Nós temos uma diversidade de negócios e opções para que as pessoas possam escolher e se encontrar.

Então, é preciso estar onde o público queira que seu negócio esteja. Essa tendência quem vai ditar é o mercado.

Entenda onde estão as pessoas que consomem o seu produto para você se tornar presente. Onde está seu público e aí você irá até ele. Lembre-se: quando você lança algo, é você que precisa ir até o seu público, e depois quando for conhecido, aí sim o público vem até seu negócio.

O erro é abrir o negócio e esperar que o público vá até você achando que todos conhecem! Por isso, defina seu público e onde estará.

3. Construa autoridade

Venda de fato o que faz sentido para você. Quando monta um negócio é preciso que entenda do segmento que escolheu empreender. Você entende, estuda, sabe solucionar o problema do cliente.

Quando isso ficar claro para você, começará a construir uma autoridade em cima daquilo que se propôs entregar através do seu negócio.

Por isso que muitas pessoas optam por empreender pelo formato de franquia, porque às vezes é algo que ela ainda não tem autoridade, mas quer empreender e busca por alguma coisa que já está pronta, onde já vai ter um suporte que vai conduzir para ganhar autoridade, e assim, empreender com segurança.

Por isso é importante que você entenda qual a sua especialidade, estude sobre o seu modelo de negócio, aprenda todos os dias algo para acrescentar, e é essa autoridade que constrói que vai transferindo, que vai fazer as pessoas buscarem o seu produto pois elas irão confiar em você.

Você terá um negócio eficiente porque mostrará que sabe o que está falando e fazendo.

4. Comunique-se com seu cliente

Seu cliente precisa entender quem é você.

Por isso, te pergunto: onde você está no seu negócio? Será que seu cliente só sabe do seu negócio através do seu gerente, da sua equipe ou de alguém que não seja você? Será que ele acha que você nunca aparece?

Não fique apenas delegando e deixando que as pessoas façam tudo por você. É necessário tomar cuidado para não perder o controle do seu negócio.

Por isso é importante você se comunicar com os clientes pois eles são o seu feedback real do que está acontecendo. Pare para ouvir o seu cliente, ele vai entregar informações de dentro da sua operação, sobre o atendimento, etc.

A comunicação clara com seu cliente vai te dar todas as métricas que você deseja para continuar escalando o seu negócio. E mais, ele irá sentir que é cuidado.

Então não deixe de se comunicar com o seu cliente, pois isso é importantíssimo.

5. Humanize o seu negócio

As redes sociais são incríveis para escalar os negócios, mas essa forma de escalar tem que levar uma proximidade com os clientes, humanizar.

É preciso entender a importância da humanização, de ouvir pessoas, de se conectar com de uma forma verdadeira, de uma forma clara e única.

Precisamos usar as redes sociais ao nosso favor para humanizar através da nossa empresa, dos nossos colaboradores.

Uma dica: monte uma equipe com pessoas que tenham amor em impactar pessoas, pois as pessoas querem a verdade. Verdade na sua fala, no seu jeito de agir…

6. Deixa claro quais são os seus valores

Não se negocia os seus valores. Não tem a ver com crença e nem com religião, tem a ver com o seu valor. E o seu valor tem que estar claro para você e para todos os envolvidos com seu negócio.

Não fique preocupado em agradar todo mundo, mas se conecte a pessoas que verão sentido nos seus valores.

Assim de fato você conseguirá servir as pessoas da forma que realmente acredita.

7. Encontre o seu propósito

“Quando eu tenho clareza dos meus valores, eu encontro o meu propósito”.

Porque sua empresa existe?

O propósito é o que faz valer a pena, o que te faz levantar todos os dias. O “porquê” de fazer algo pelo próximo, quando falamos de negócios.

Por isso é preciso estar com ele bem definido, pois com essa clareza fará diferença para sua empresa e também para os seus clientes.

Escrito por Luzia Costa.

Luzia Costa é empreendedora e mentora. CEO do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras startups. Seu propósito é transformar vidas através do empreendedorismo.

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Assessora de Comunicação

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Fontes:
Texto: Grupo Cetro
(Por Mariana Campanari)
Foto: Divulgação

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